sexta-feira, 28 de maio de 2010

Porque não se modernizaram as sapatilhas de ponta?

Vamos por assim dizer....não temos tantas pessoas que usam sapatilhas de ponta , enquanto atletas usam tenis todos os dias e trocam com muita frequencia, então o interesse é por aqueles que te dão um retorno rápido......
Vamos falar um pouco a respeito do porque os pés das bailarinas sofrem tanto.
Quando a bailarina classica salta, gira, dança enfim nas pontas, ela  força o tornozelo e pés  danificando-os, o que não acontece aos bailarinos do moderno, esses danos são claramente o resultado do trabalho de ponta.
A maioria dos teatros do mundo não foi construído para dança, mas para ópera ou drama. Muito poucos possuem chão de madeira com molas, como seria o ideal, para amortizar os saltos. Ao invés disso eles freqüentemente tem a madeira colocada diretamente sobre o concreto. Saltar em tais palcos é doloroso e traumático, além de muitas vezes ser barulhento também.
Tradicionalmente os materiais usados pelos sapateiros precisam ser espessos e duros, para proporcionar um bom suporte, mas o barulho alto das sapatilhas em contato com o palco sem amortecimento minimiza a ilusão de graça para a qual a bailarina se esforça tanto.
Quando uma bailarina interpreta um  papel, ela está normalmente representando uma criatura sobrenatural, como as Sylphides em Les Sylphides, as Willis em Giselle, as donzelas transformadas em cisnes no Lago dos Cisnes, as Fadas em A Bela Adormecida, as Sombras em La Bayadère, etc..... A mulher sobrenatural é o símbolo da beleza, natureza, amor e imortalidade procurada pelos artistas.  Sapatilhas barulhentas fazem com que a bailarina pareça pesada, enfraquecendo a apresentação tanto técnica como dramaticamente.
Por que levou tanto tempo para os materiais modernos serem usados nas sapatilhas? Porque o ballet é uma arte e seu lado “esportivo” fica omitido. Nossa sociedade glorifica o jogador de futebol, o qual a respiração ofegante e o suor denota sua ousadia, mas a bailarina precisa esconder seus esforços debaixo de um sorriso sereno e radiante. Diferentemente dos heróis dos esportes, a bailarina faz tudo parecer fácil. Nós esquecemos que os atletas usam equipamentos, e através de melhorias nos projetos e materiais eles criam padrões técnicos. As sapatilhas precisam sofrer esse processo, para se atualizarem.
Nós sabemos que grandes bailarinas usaram "qualquer" que fosse as sapatilhas de seus dias, fazendo, talvez, sua própria modificação nelas,a fim de equiparar-se a quem fosse o grande bailarino em destaque na época, freqüentemente modificavam suas próprias sapatilhas. Assim, todos estariam usando a mais nova sapatilha, tentando encontrar o novo padrão técnico. Com tais melhorias, as gerações subseqüentes iriam, por sua vez, alcançar façanhas muito maiores.
Na minha opiniao, se uma empresa grande como a NIKE, REBOOK ou ADIDAS resolvesse desenvolver sapatilhas de ponta, certamente ja teriamos pequenos amortecedores nas pontas....assim como temos nas solas dos tenis.
A sapatilha que mais se aproxima de ser uma perfeita é a Ganyor Minden   confira no site   
 
http://www.dancer.com/gmpointe.php


 
A sapatilha de ponta






A sapatilha de ponta coberta com  cetim,  cobre uma caixa de gesso onde se acomodam os dedos. A sola é fina e abrange apenas uma parte do fundo da sapatilha de ponta, de modo a permanecer imperceptível. A parte interna é coberta por um tecido fino, que contata diretamente o fundo do pé da bailarina.
Fita e elástico são usados para "prender" a sapatilha nos pés da bailarina.
Muitas hoje em dia ainda dançam sem a proteção de uma ponteira, seja essa de espuma, silicone ou gel.





Cada bailarina tem um pé único, incluindo formato dos dedos, flexibilidade e  força, porisso as fabricantes de sapatilhas de ponta fazem diversos modelos de sapatilha, visando ajudar a bailarina sentir-se mais confortavel, independente do modelo todas as sapatilhas de ponta tem dois pontos essenciais:
Na frente uma caixa dura que acomoda os  dedos da bailarina e uma plataforma quadrada sobre a qual a bailarina pode equilibrar-se.
E a "alma" ( palmilha ) que é feita de um material duro e fornece suporte para o arco do pé.


Cia da dança
Rua Sao José 43 lj 5
Centro - Taubate - São Paulo


Cia da  Dança nem grande nem pequena ..... mas no tamanho ideal para servir você